Publicado a 20 de Agosto, 2025
Francisco Nóbrega, ciclista júnior da Escola de Ciclismo Bruno Neves, correu durante o passado mês a Volta ao Minho entre os dias 10 a 13 de Julho e a Volta Ciclista Valladolid Júnior entre os dias 17 e 20 de Julho.
Na Volta ao Minho, umas das principais corridas do calendário nacional para a categoria de Juniores, Francisco iniciou a um bom nível contribuindo para o 6ºlugar da Escola de Ciclismo Bruno Neves no prólogo coletivo de 3.6kms que abriu a competição em Guimarães.
Na 1ª etapa, que ligou Braga a Felgueiras na extensão de 91kms, Francisco terminou num grupo mais atrasado, ao fim de 2h22m14s, a 6m53s do vencedor da etapa.
A 2ª etapa ligou Famalicão a Oliveira de Santa Maria, numa tirada de 96kms, onde aí a defesa de Francisco foi melhor, integrando um grupo intermédio bastante numeroso, cortando a meta ao fim de 2h28m40s, a 2m21s do vencedor do dia.
A 3ª e última etapa reservou ao pelotão desta corrida as maiores dificuldades, na etapa que foi a mais montanhosa e decisiva da corrida.
Francisco Nóbrega concluiu a etapa num grupo mais atrasado, em 91ºlugar ao fim de 2h46m28s. e a 14m45s daquele que foi o vencedor da etapa e com isso também ascendeu à liderança e à vitória na geral da Volta ao Minho, Rodrigo Jesus (Efapel Escola de Ciclismo) ele que é ainda júnior de 1º ano e numa corrida onde os 3 primeiros classificados da geral terminaram empatados em tempo.
Na geral, Francisco Nóbrega classificou-se na 80ª posição a 23m51s de Rodrigo, numa corrida onde teve muito boas sensações, mas também adversas, mas onde se salva com um balanço positivo.
Dias volvidos da Volta ao Minho, a Escola de Ciclismo Bruno Neves rumou Espanha para a Volta Ciclista Valladolid Júnior, uma corrida servia de preparação para o Campeonato Nacional e Volta a Portugal de Juniores, onde o forte pelotão espanhol onde correm algumas das melhores equipas internacionais desta categoria, prometia ritmos muito altos.
Foram 3 dias, 4 etapas, e médias altíssimas, logo no 1º dia onde os 114kms foram corridos em 2h40m24s para o vencedor ao sprint num grupo restrito e onde Francisco realizou uma boa etapa ao terminar integrado no pelotão principal em 40º lugar, a 1m27s do vencedor.
No 2º dia, jornada dupla, com etapa rápida de manhã e CRI à tarde. Na etapa matinal de 65,9kms, o ritmo foi tão intenso que a nem houve ousadia para fugar, e o pelotão chegou compacto a meta em 1h26m09s, com Francisco integrado.
No contrarrelógio individual da parte da tarde, Francisco teve um desempenho aceitável num esforço em que sempre teve bons desempenhos, terminando em 85ºlugar a 2m22s de Eitor Martinez (Team Polti VisitMalta Junior) promissor ciclista espanhol que deu nesta etapa um passo importante para a vitória na geral que acabaria por alcançar.
No derradeiro dia a etapa mais dura, com 137.8kms e onde Francisco Nóbrega defendeu-se como consegui, e terminou num grupo a 10m14s do vencedor da etapa, que foi novamente Eitor Martinez.
Na geral o 79ºlugar é um resultado satisfatório pelo nível das corridas da vizinha Espanha.