Publicado a 13 de Julho, 2025
Etapa final emocionante rende 2ª vitória na Volta a Fernando Freitas, num dia em que Jacinto e Maceiras deram tudo de si para levar a vitória final.
Pelas 10h de hoje, deu-se inicio ao circuito do Funchal que marca habitualmente o encerramento da Volta à Madeira, e que este ano tinha todos os condimentos necessários para ficar na memória, não só por ser a 50ª edição da corrida, mas também porque a igualdade entre Bruno Maceiras (C.S. Marítimo / Mina Cabeleireiros – C.B.Almodôvar/Banco Primus/Swick) e João Jacinto (CD Nacional – CHARIB – CDASJ/Mun. Albufeira – CANIÇO RIDERS – INVERMAQUE) persistia ao fim de 4 dias e 5 etapas.
Num circuito de 12 que totaliza 51.6kms, foi uma fuga a ter o sucesso na etapa, com Fernando Freitas (C. N. Seixal/Município Do Porto Moniz – ÓBIDOS Cycling Team), a vencer ao sprint Ricardo Gouveia (CD Nacional – CHARIB – CDASJ/Mun. Albufeira – CANIÇO RIDERS – INVERMAQUE) e em 3º classificou-se Romeu Sousa (C. N. Seixal/Município Do Porto Moniz – ÓBIDOS Cycling Team) após lançamento do seu colega de equipa. Esta foi uma fuga encetada na 2ª volta após sprint para a meta volante, e que de 6 elementos passou depois a 5 mas não mais foi alcançada.
No grupo que discutia a geral da corrida, a quase 3 minutos da liderança, estava tudo em jogo, e após um trabalho de endurecimento por parte dos colegas de equipa de Maceiras, foi Jacinto, a desferir um ataque a 2 voltas do final, obrigando Maceiras a dar o melhor de si para fechar os espaços, num grupo onde ainda seguiam Bernardo Teixeira e Pedro Teles a espera de alguma oportunidade. O espaço foi fechado nos últimos quilómetros da etapa, e foi num sprint à base da força, que Jacinto conseguiu abrir o espaço que precisava para vencer pelo 3º ano consecutivo a 50ª Volta à Madeira em Bicicleta, com um segundo de vantagem sobre Bruno Maceiras.
De referir o desportivismo entre os dois grandes protagonistas da Volta, demonstrativa da forma correta de estar em cima e fora da bicicleta.
No 3º lugar do pódio ficou Bernardo Teixeira (C. N. Seixal/Município Do Porto Moniz – ÓBIDOS Cycling Team) a 59seg do vencedor, Bernardo que também venceu a classificação da juventude (Camisola Branca – Sollaser) tal como no ano passado.
Num dia em que não existiram alterações nas restantes classificações secundárias, Fernando Freitas venceu a classificação por pontos (Camisola Verde-Brisa Sem Açúcar) e João Jacinto a montanha (Camisola Azul – Autocrescente/Rent X).
Susana Freitas (CD Nacional – CHARIB – CDASJ/Mun. Albufeira – CANIÇO RIDERS – INVERMAQUE) venceu novamente a etapa de hoje, mostrando toda a sua capacidade física e experiência de quem compete regularmente a nível nacional, e desta forma foi a grande vencedora da 50ª Volta à Madeira em Bicicleta, ela que esteve líder desta corrida (Camisola Rosa – Municípios) desde o 1º dia.
Diane Esson (Clube Escola do Estreito – Madeira) foi a 2ª ciclista feminina presente na competição, concluindo com sucesso a corrida, ela que se manifestou visivelmente satisfeita pela superação pessoal que esta volta obrigou.
Outro ciclista em destaque foi Leonardo Chícharo (C. N. Seixal/Município Do Porto Moniz – ÓBIDOS Cycling Team), vencedor da categoria de Cadetes/Sub17 (Camisola Vermelha – Direção Regional de Desporto) mas que teve sempre como objetivo bem sucedido em todas as 4 etapas destinadas a esta categoria, estar integrado ou próximo do pelotão da frente.
Coletivamente o (C. N. Seixal/Município Do Porto Moniz – ÓBIDOS Cycling Team) venceu a Volta, com o (C.S. Marítimo / Mina Cabeleireiros – C.B.Almodôvar/Banco Primus/Swick) a ocupar o 2º lugar do pódio, e o (CD Nacional – CHARIB – CDASJ/Mun. Albufeira – CANIÇO RIDERS – INVERMAQUE) o 3ºlugar, numa corrida que teve 6 equipas completas.
A Associação de Ciclismo da Madeira agradece a todos os envolvidos, direta e indiretamente, nesta emotiva 50ª Volta à Madeira em Bicicleta – FACCO.