Publicado a 18 de Fevereiro, 2025
A época de ciclismo de estrada arrancou no passado Sábado, 15 de fevereiro, com o habitual circuito do Funchal, que totalizou 63.2kms ao final das 20 voltas previstas.
O pelotão de 55 ciclistas, arrancou disposto a impor velocidades altas, motivo pelo qual deu-se uma fuga de 6 elementos, reduzida a 5 após a 3ª volta, e que assim se manteve até à 15ªvolta.
Os 5 elementos eram Daniel Pegado em representação do CD Nacional / CHARIB / Cdasj / M. Albufeira, Bernardo Teixeira e Bruno Santos da equipa CN Seixal/M. Porto Moniz/Óbidos, e Rui Leão e Diogo Velosa representando o C.D.1ºde Maio-Letícia Fernandes – Seguros.
A entreajuda foi notória entre os 5 escapados, que durante 12voltas foram dilatando gradualmente a vantagem para o pelotão comandado pela equipa do CS Marítimo / Mina Cabeleireiros, até que à falta de 5 voltas e meia, Bernardo Teixeira meteu uma mudança abaixo e arrancou isolado, para um esforço individual de 20kms que terminou com o êxito aguardado.
Bernardo venceu com mais de dois minutos e meio de vantagem para o seu colega de equipa Bruno Santos e Daniel Pegado, que por esta ordem completaram o pódio absoluto.
Destaque também para a corrida feminina que teve uma extensão de 47.4kms e que teve em Stepanhie Cords do C.D.1ºde Maio-Letícia Fernandes – Seguros, uma vencedora incontestada, terminando com 1 volta de vantagem para sua colega de equipa Jessie Serrão e 2 voltas sobre a 3ª classificada Dianne Eason do Clube Escola do Estreito – Madeira.
Por equipas o CN Seixal/M. Porto Moniz/Óbidos venceu esta ronda inaugural da Taça da Madeira de CE, enquanto que o C.D.1ºde Maio-Letícia Fernandes – Seguros e o CD Nacional / CHARIB / Cdasj / M.Albufeira completaram os restantes lugares do pódio.
Próxima prova de ciclismo de estrada está agendada para 30 de março, em São Vicente, num trajeto ligeiramente diferente dos anos anteriores e que sempre proporciona grande espetáculo e muita afluência.