Publicado a 24 de Setembro, 2025
Bernardo Teixeira correu entre os dias 19 e 21 de Setembro, o 9º GP Anicolor, pela equipa do Óbidos Cycling Team, numa corrida que marca o final de época do calendário profissional e sub-23 português, e como tal, representa para muitos a última oportunidade de mostrar o seu valor e garantir um contrato profissional para a próxima época ou a melhoria do já existente.
A primeira etapa que ligou Fermentelos a Ílhavo, numa extensão de 168,2kms não ofereceu grandes dificuldades montanhosas, e como tal, a chegada foi tomada pelos homens rápidos do pelotão, num sprint vigoroso vencido por João Matias (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), com Bernardo a terminar em 90º lugar a apenas 33seg do vencedor.
A 2ª etapa, com ligação de Mortágua a Oliveira do Bairro era o oposto da jornada inaugural. Os 169.8kms com mais de 3000m D+, num dia marcado por uma neutralização de etapa sensivelmente a meio da mesma, e antes da subida mais longa da etapa, dificultou a vida aos que menos se adaptaram a essa quebra de ritmo, e ao retomar de corrida logo com grande intensidade.
Bernardo ainda passou essa subida após o retomar de etapa num 2º grupo, mas veio a perder o contacto na descida, e integrou um 3ºgrupo até ao final da etapa, num dia em Diogo Gonçalves (Feirence – Beeceler) venceu num sprint a 4, e onde Bernardo terminou em 58º a 31m08s, num dia de pura superação e de quase 5h de corrida.
A 3ª e última etapa, com ligação entre Oliveira do Bairro e Águeda ao fim de 161.1kms, era em tudo semelhante à anterior, e os constantes ataques e contra-ataques faziam com que a etapa fosse intensa desde início, até que numa determinada fase da etapa, Bernardo não conseguiu manter-se com o pelotão numa zona mais técnica que antecedia a subida mais longa de todo o GP Anicolor, e teve de fazer grande parte da etapa sozinho, terminando em 49º a 32m31s do vencedor, Alexis Guerin (Anicolor Tien 21), que com esta vitória de etapa venceu também a classificação geral, num ano de estreia no ciclismo português em que vence 3 provas por etapas das mais importantes do calendário nacional e faz 2º classificado na Volta a Portugal.
Na geral, Bernardo Teixeira terminou em 57º da geral, numa corrida em que iniciaram 123 ciclistas, mas apenas terminaram 86, sinal mais do que evidente da intensidade a que foi corrido o GP Anicolor deste ano.
No final, Bernardo relatou “Fiquei com um sentimento misto, por um lado, esperava um desempenho um pouco melhor, e é frustrante perceber que tenho capacidade para aguentar o ritmo imposto, mas a minha inexperiência no ciclismo ainda torna as coisas mais difíceis, sobretudo nas descidas e no posicionamento dentro do pelotão. Por outro lado, nunca antes tinha completado 500 km em apenas três dias. Atendendo às circunstâncias, tenho de valorizar o lado positivo. Consegui terminar a competição, e isso é uma vitória pessoal que levo comigo e que me motiva a continuar a evoluir. “.
Embora o calendário nacional de ciclismo tenha terminado, o de Bernardo Teixeira ainda tem um dos pontos altos para si, 97th Il Piccolo Lombardia, a 4 de Outubro, prova onde estarão as melhores equipas e os melhores ciclistas Sub-23 da atualidade.
Classificações GP Anicolor :
https://www.fpciclismo.pt/pagina/10-gp-anicolor-prova#
Informações 97th Il Piccolo Lombardia:
https://www.procyclingstats.com/…/piccolo-giro-di…/2025