Publicado a 18 de Março, 2025
Decorreu no passado fim de semana, 15 e 16 de março as primeiras duas etapas da Taça de Portugal de Ciclismo Feminino, com a participação de 2 ciclistas madeirenses, Susana Freitas e Bruna Velo, em representação da equipa Vertentability Cycling Team – JDC.
No sábado, em Albufeira, esperavam pelas ciclistas uma jornada de 85kms para as categorias principais, onde estavam integradas a Susana Freitas (Elite) e Bruna Belo (Sub-23), numa corrida de resultados bem distintos para ambas.
Susana Freitas, integrou sempre o pelotão principal até aos quilómetros finais da corrida, finalizado em 11º lugar de elites a 56seg da vencedora Raquel Queirós (Atum General/Tavira/SC Farense).
Bruna Belo, teve um dia difícil, tendo sido obrigada a abandonar a corrida na sua fase final, corrida que foi vencida na sua categoria de Sub-23 e em termos absoltos por Yuliia Pchelintseva, da Matos Mobility-Flexaco-IHS.
No domingo, Portimão recebeu a 2ª etapa da Taça de Portugal com 94kms para as categorias principais, num dia marcado pela chuva intensa na fase final da corrida, e por uma fuga de Yuliia Pchelintseva e Natalie Bossano, colegas de equipa Matos Mobility-Flexaco-IHS, e que chegaram com mais de 6min de vantagem para a concorrência terminando a corrida por esta ordem, sendo 1ª e 2ª em Sub-23 e na geral absoluta.
Susana Freitas voltou a estar a bom nível ao terminar a corrida em 8º de elites a 15seg de Raquel Queirós que com estes 2 triunfos é a líder confortável da Taça de Portugal.
Bruna Belo teve melhores sensações que na véspera e terminou a corrida na 16ª posição de Sub-23.
Por diferentes motivos estas corridas representaram o regresso das duas ciclistas madeirenses à competição depois de um interregno de vários meses, evidenciando alguma falta de ritmo competitivo, mas que rapidamente será colmatado em próximas competições.
Próxima competição prevista será a 29 e 30 de março, na Copa de Espanha.
Classificações: