Etapa 4A – MACEIRAS RECONQUISTA LIDERANÇA DA VOLTA

Publicado a 12 de Julho, 2025

Duelo de titãs entre Maceiras e Jacinto num equilíbrio inimaginável na 50ª Volta à Madeira em Bicicleta – FACCO

A etapa desta manhã levou o pelotão à Calheta (Prazeres) para tentar fazer as diferenças que 3 etapas não conseguiram, visto que João Jacinto (CD Nacional – CHARIB – CDASJ/Mun. Albufeira – CANIÇO RIDERS – INVERMAQUE) e Bruno Maceiras (C. S. Marítimo / Mina Cabeleireiros -C.B.Almodôvar/Banco Primus/Swick) estavam empatados na geral, com a liderança a pertencer a Jacinto.

Ao longo dos 69kms da jornada, o grupo principal foi perdendo elementos até que um grupo de 5 ciclistas se juntou para os últimos 40kms da etapa, revezando-se e atacando-se mutuamente em cada topo da estrada regional que liga as Portas da Vila do Porto Moniz aos Prazeres.

No final, novo sprint como já vem sendo hábito, e novamente a 3 com os protagonistas do dia anterior.

João Jacinto venceu, seguido por Bruno Maceiras, ambos em 2h06m26s, e Bernardo Teixeira (C. N. Seixal/Município Do Porto Moniz – ÓBIDOS Cycling Team) a 1seg do duo.

Destaque também para a grande etapa de Pedro Teles (C. N. Seixal/Município Do Porto Moniz – ÓBIDOS Cycling Team) e Bruno Moniz (C. S. Marítimo / Mina Cabeleireiros – C.B.Almodôvar/Banco Primus/Swick) que fizeram parte do grupo da frente durante toda a etapa, com um trabalho importante para os seus líderes.

Susana Freitas (CD Nacional – CHARIB – CDASJ/Mun. Albufeira – CANIÇO RIDERS – INVERMAQUE) apesar de um furo no último quilómetro da etapa, voltou a mostrar a sua superioridade, concluindo a etapa e 2h44m48s, seguida por Diane Esson (Clube Escola do Estreito – Madeira) que tem encarado esta corrida como um desafio constante etapa a etapa.

Leonardo Chícharo (C. N. Seixal/Município Do Porto Moniz – ÓBIDOS Cycling Team), voltou a estar a bom nível, pedalando no pelotão principal a primeira metade da etapa, e concluindo a mesma em 2h12m56s.

Da parte da tarde, correu-se individualmente contra o cronómetro, com o contrarrelógio individual de 5.2kms entre o Funchal (Areeiro) e Câmara de Lobos na esperança de que fosse tarde de diferenças na geral, mas o facto é que tudo ficou igualmente em aberto.

Bruno Maceiras venceu o CRI em 6:40:62, com João Jacinto a gastar 6:41:07 e Bernardo Teixeira 6:46:92, fazendo com que a amarela mude de portador, estando agora na posse de Maceiras com Jacinto a menos de 1seg à entrada para a última etapa.

Susana Freitas realizou um crono de 8:21:82 e desta forma mantem a camisola rosa destinada aos Municípios que acolhem a Volta, e Leonardo Chícharo com 7:05:13 também mantem a camisola vermelha alusiva à Direção Regional de Desporto, símbolo de melhor cadete masculino na corrida.

As restantes classificações tiveram os seus lideres inalterados, classificação por pontos (Camisola Verde – Brisa Sem Açúcar) mantem-se na posse de Fernando Freitas (C. N. Seixal/Município Do Porto Moniz – ÓBIDOS Cycling Team), a montanha (Camisola Azul – Autocrescente/Rent X) é liderada por João Jacinto, e a juventude (Camisola Branca – Sollaser) é cada vez mais solidificada por Bernardo Teixeira.

Coletivamente o (C. N. Seixal/Município Do Porto Moniz – ÓBIDOS Cycling Team) mantem a liderança, o (C.S. Marítimo / Mina Cabeleireiros – C.B.Almodôvar/Banco Primus/Swick) o 2º lugar e o (CD Nacional – CHARIB – CDASJ/Mun. Albufeira – CANIÇO RIDERS – INVERMAQUE), mantem o 3º lugar do pódio de equipas.

Amanhã, parte-se para a última etapa da 50ª Volta à Madeira em Bicicleta – FACCO, pelas 10h00, junto ao cais do Funchal, com um circuito que totaliza 51.6kms para a prova masculina, e 38.7kms para a prova feminina, onde independentemente do resultado será sempre lembrada pela volta mais competitiva de sempre.

Partilhar: