Publicado a 30 de Junho, 2025
Decorreu no passado domingo, 29 de junho, na sempre espetacular pista da Atouguia, o Campeonato da Madeira de Downhill 2025.
Num dia de imenso calor, e onde a pista foi sofrendo os naturais desgastes após as diversas passagens e particularmente sentidas na manga final, foi numa manga última descida imprevisível que Jimmy Silva (Caniço Riders – INVERMAQUE), arrecadou mais um título regional de Downhill, numa prova em que teve muita concorrência por parte do seu colega de equipa Matias Camacho, que inclusive foi o melhor tempo da manga de qualificação, e que na final foi o 2º melhor tempo absoluto, o que permitiu levar o título da categoria de Sub-23, num ano em que tem competido menos do DHI e mais no Enduro.
O 3º lugar do pódio ficou para um piloto da casa, Mário Costa (CDR Prazeres MTB) e saiu satisfeito com o resultado e pelo facto de não ter cometido erros.
Nas femininas, Ana Rodrigues (Caniço Riders – INVERMAQUE) atual Campeã Nacional de Downhill na categoria de Sub-17, mostrou um andamento diferente de todas as suas concorrentes, levanto o título nas Sub-17 e também a vitória absoluta, seguida pelas suas colegas de equipa, Constança Fernandes em 2º, e Sara Rodrigues em 3º lugar e Campeã de Sub-23.
Alem dos Campeões e Campeãs acima referidos que preencheram os pódios absolutos, há a destacar os títulos de Tomás Fernandes (Caniço Riders – INVERMAQUE) em Sub-17 Masculinos, Hélder Gonçalves (Ciclo Madeira Clube Desportivo) e Maria Sousa (CDR Santanense) em Sub-19, Paulo Baptista (AD Galomar/E-Bike Madeira) em Master 30, Emanuel Alves (Caniço Riders – INVERMAQUE) em Master 40, e Francisco Fernandes (Caniço Riders – INVERMAQUE) em Master 50.
Na categoria Open, Fábio Gil venceu, à frente de Cláudio Trindade e Luís Freitas. Esta é uma categoria onde alguns pilotos iniciam na modalidade antes de passar às categorias de competição, e também para alguns pilotos consagrados matarem saudades da competição nas pistas que mais gostam.
Coletivamente o Caniço Riders – INVERMAQUE foi a equipa Campeã da Madeira de DHI, acompanhada no pódio pelo Ciclo Madeira Clube Desportivo em 2º e pela AD Galomar / E-Bike Madeira em 3º.
Próxima prova de Downhill será urbana, com o regresso do “Brisa DownTown do Funchal” a 23 de agosto.