A Madeira com o seu vasto património paisagístico e natural serpenteados por veredas e levadas ancestrais coloca-se numa posição de paraíso perdido do mountain biking, que tem vindo a ser descoberto e disfrutado por praticantes locais e por um número muito reduzido de turistas que partem à aventura. Falando com pessoas ligadas à modalidade e que conhecem outras realidades fora da Madeira apercebemo-nos de que existe um enorme potencial turístico a ser explorado. Esta situação ficou patente aquando da visita do Campeão Europeu de Downhill, o espanhol David Vasquez, para a participação do 2º Funchal Downtown, já que no dia seguinte à competição foi convidado por atletas locais a conhecer um dos trilhos onde se pratica a modalidade na região, ficando este bastante impressionado, apesar da chuva desse dia, e prometer mesmo voltar com mais alguns amigos, para conhecer melhor a Madeira. Receber elogios de um atleta profissional que participa em todas as etapas da Taça do Mundo e que conhece portanto inúmeros locais para praticar o desporto, é no mínimo encorajador.
Será que a Madeira possui os ingredientes necessários para ter sucesso como destino turistico de Mountain Biking?
Mountain Bike, traduz-se literalmente como Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade do ciclismo na qual o objectivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos.
A modalidade desportiva mountain bike nasceu na Califórnia no meio da década de 1950 através de brincadeiras de alguns ciclistas que procuravam desafios diferentes das competições de estrada tradicionais e de alguns surfistas que procuravam atividades para dias sem ondas.
Existem várias disciplinas dentro da própria modalidade sendo que as mais populares são o X-Country, Freeride, Enduro e o Downhill.
Os termos “doubletrack” e “singletrack” são usados frequentemente para descrever os trilhos onde se pratica a modalidade. Doubletracks são trilhos criados para ou suficientemente largos para a utilização de veículos todo-o-terreno.
Os Singletracks por sua vez são trilhos estreitos onde apenas é possível a utilização em fila única. Este tipo de trilhos são muito procurados pelos ciclistas pois permitem um contacto mais íntimo com a natureza.
O segmento turístico com maior crescimento atualmente é o das viagens de aventura ou turismo ativo.
Um em cada dois cidadãos americanos realizou uma viagem deste seguemento no período passado de 5 anos. Os Canadianos colocaram as viagens de aventura como a segunda razão para viajarem a seguir à visita a familiares.
Um estudo realizado pela fundação da indústria de ar-livre norte americana coloca o ciclismo no segundo lugar, atrás da observação da vida selvagem quer a nível de participantes como a nível do impacto económico da atividade.
O ProdutoO turismo Mountain Bike engloba uma grande variedade de eventos e atividades para os turistas. Alguns, pelas suas características são mais restritas e pontuais enquanto que outros oferecem experiencias mais descontraídas para aqueles que procuram uma atividade recreacional.
Competições Oficiais, Nacionais, Internacionais - UCI O impacto económico deste tipo de eventos é sempre difícil de aferir pois não se pode reduzir às mais-valias trazidas pelos participantes, acompanhantes e adeptos, que no caso duma competição UCI é enorme, mas também pela publicidade daí proveniente.
Um estudo promovido pela IMBA e conduzido por Donna Green em 2003, propôs-se determinar os padrões de viagem dos destinos de mountain biking. Cerca de 80% dos inquiridos disseram que fizeram pelo menos uma viagem exclusivamente para praticar MTB. Em média os turistas permanecem 4.6 noites, ocupando a maioria dos dias a praticar exclusivamente o mountain biking.
Quando solicitados que pontuassem de 0 a 5 os fatores que influenciaram as suas escolhas, os inquiridos reponderam que a reputação e a sugestão de outros ciclistas foram os aspetos mais relevantes. A pesquisa na internet, os artigos em revistas da especialidade foram outros fatores chave na escolha do destino.
Fatores | Pontos |
---|---|
Reputação do destino | 4.0 |
Recomendação de uma amigo | 4.0 |
Pesquisa na Internet | 3.4 |
Artigo em Revista de MTB | 3.2 |
Competição ou Evento de MTB | 3.2 |
Guia Turistico | 3.1 |
Club de MTB | 3.1 |
Artigo numa revista generalista | 2.7 |
Brochura | 2.6 |
Agencia de Viagens | 1.6 |
O Estudo demonstrou igualmente que as viagens marcadas através de agências são raras e que a grande maioria dos turistas levaram a sua própria bicicleta. A preferência por alojamentos simples, e pequenas residências é maioritária enquanto que os alojamentos em hoteis se ficam pelos 8%.
Os turistas normalmente viajam em família e/ou com amigos, 71% do inquiridos.
O estudo quis saber também das variáveis que tornavam um destino de mountain biking mais ou menos atractivo para os turistas.
Os atributos mais votados foram: Variedade e dificuldades do terreno; o número de trilhos e o cenário envolvente, na extremidade oposta encontramos a oferta de outras actividades complementares, o que indica que os turistas vão exclusivamente para praticar o seu desporto de eleição.
Atributos | Pontos |
---|---|
Variedade/Dificuldade do terreno | 4.5 |
Número de trilhos | 4.4 |
Cenário/Paisagem | 4.3 |
Reputação do destino MTB | 3.9 |
Custo da viagem | 3.7 |
Condições meteorológicas | 3.7 |
Comunidade/Cultura forte de MTB | 3.5 |
Facilidade de chegar ao destino | 3.4 |
Outras actividades de ar-livre | 3.1 |
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